Opa, tudo bem? Estamos aqui para mais um post e hoje eu quero falar sobre propósito.
Não é um assunto que possa ser chamado de novo, mas antigamente era muito comum as pessoas seguirem carreiras que seus pais ou avós haviam sonhado pra elas. E não é a toa que hoje há tantos bons profissionais por aí, mas tristes com suas carreiras mesmo ganhando bem.
Sim, há muitos executivos infelizes por aí e que trabalham sem propósito (ou seguindo o propósito de alguém que não está alinhado com o seu próprio).
O tempo passa e dizem que como o vinho nós também ficamos melhores com o tempo não é? Tanto que hoje em dia está muito mais comum as pessoas falarem sobre propósito e agirem para buscar o seu.
E nesta busca, acontecem coisas bastante curiosas: Eu me reunia periodicamente com um grupo de empresário para falarmos sobre negócios e fazemos negócios entre nós. E em uma dessas reuniões, depois de explicar no detalhe, para um participante, tudo o que eu faço hoje na minha própria empresa, eu conclui meu Pitch com a seguinte frase: Hoje eu trabalho com a satisfação das pessoas. Ele ficou curiosamente espantado e até um pouco triste com a minha frase e disse: “Que bonito isso. Eu acho o máximo as pessoas que trabalham com propósito.” Mas não parou por aí e continuou me dizendo: “Eu queria muito ter um propósito para ajudar as pessoas porque hoje o meu foco está em ganhar dinheiro e as vezes me sinto mal com isso”. Gente, não há mal nenhum em querer ganhar dinheiro, até porque, quanto mais dinheiro se tem, mais se pode ajudar ou outros, não é? E o que eu quero ressaltar aqui é como o foco dele estava do lado negativo.
Veja só: Mesmo tendo um bom faturamento ele ainda se questionava se aquilo era o certo ou não, ao invés de se questionar o que ele poderia fazer para ajudar as pessoas com tudo aquilo que ele estava construindo e realizando.
Percebe a diferença? Mas voltando ao propósito: A definição do dicionário para propósito é a intenção de fazer algo, um objetivo, ou aquilo que se deseja alcançar.
A minha definição de propósito é: Viver a sua missão de forma plena”. Só assim você poderá fazer do seu propósito a fundação da sua vida.
Mas André, como eu descubro o meu propósito?
Aqui dá pra investirmos mais umas 10 horas para te ajudar a elevar o seu autoconhecimento e assim naturalmente você o encontraria. A propósito, eu sugiro que faça um processo de coaching porque isso te ajudará muito nessa jornada. E enquanto você não escolhe participar desse processo para subir alguns níveis na sua performance pessoal e profissional eu vou deixar você aqui algumas dicas e um exercício pra você fazer.
Pegue papel e caneta e desligue computador, celular, TV e qualquer outra distração que você possa ter. Sim, as coisas vão te distrair e você pode não aproveitar bem o que eu vou te passar agora. Então desligue tudo e faça uma lista de 50 coisas que você pode fazer para ajudar os outros e sobre os problemas que você sabe resolver. Note que eu não estou falando de voluntariado ou fazer de graça apenas, mas sim, que tipo de problema no mundo você pode resolver. Até porque, depois que encontrar o seu propósito você vai entender que quando está vivendo nele, além de ganhar pra fazer aquilo, você também o faria até de graça.
Então liste estas 50 coisas que você sabe fazer e nos próximos posts eu volto com a sequência do exercício para te ajudar a continuar a busca pelo seu propósito.
Até lá
A sessão expirou
Acesse novamente. A página de login será aberta em uma nova janela. Depois de logar você pode fechá-la e voltar a esta página.
[…] Se você não viu vídeo que eu gravei sobre isso clique aqui pra você conferir, ou se quiser voltar no post anterior basta clicar aqui […]