Opa, tudo bem?
No post anterior eu comecei a falar sobre propósito e compartilhei uma história com você bastante curiosa sobre um empresário que eu conheci que se sentia triste porque não via propósito naquilo que ela fazia apesar de toda a receita que ela gerava. E neste mesmo post nós fizemos a primeira parte do exercício para descobrir o seu propósito.
Se você não viu vídeo que eu gravei sobre isso clique aqui pra você conferir, ou se quiser voltar no post anterior basta clicar aqui
Como eu disse antes, a minha definição de propósito é: Viver a minha missão plenamente. Desta forma pra viver com propósito a gente primeiro precisa definir a missão.
Então vamos lá: A Missão não é sobre você, é sobre os outros. É o que você faz para os outros. Seguindo esta linha, pegue a lista das 50 coisas que você relacionou no vídeo anterior, e marque as cinco que mais chamam a sua atenção, isto é, o que você gostaria realmente de já estar fazendo.
E pode ser qualquer coisa. Não é hora de deixar seu diálogo interno e o seu senso crítico tomar a decisão por você dizendo que já é tarde demais ou que não vai dar certo. O ponto é: permita-se.
Agora ao lado de cada uma dessas cinco coisas, você vai relacionar quais os benefícios que você entrega para as pessoas ao realizar este trabalho, ao resolver estes problemas.
Isto é importante porque se as pessoas não veem benefício no que você faz, elas não vão enxergar valor do seu trabalho e dificilmente alguém vai querer ou vai precisar daquilo que você faz. Não pule essa parte. Escreva quais são os benefícios de cada uma dessas cinco coisas que você mais gosta de fazer.
Em uma próxima oportunidade vou falar de cliente ideal e personas, mas por enquanto vamos nos ater ao que você gosta de fazer, aquilo que brilha no seu olho, aquilo que toca o seu coração, isto é, aquilo que você faria até de graça.
Agora vai uma dica importante, não existe check-point para validar a sua missão. Isto é, não existe nenhum lugar onde você pode confrontar essa informação pra ver se ela é verdadeira ou não, mas eu tenho algumas dicas pra você entender se você esta no caminho, valos lá:
Toda missão deve incluir o seu negócio e a sua vida pessoal. Aquele papo de que somos diferentes, uma pessoa em casa e outra pessoa no trabalho é balela. Está cada vez mais fácil acessar os informações de qualquer lugar, por exemplo: Agora da onde você está eu tenho certeza que você consegue, pelo seu celular acessar seus e-mails e arquivos profissionais ou pessoais, por isso é muito comum misturar as coisas. Então meu amigo se você trabalha hoje com o que você não gosta, há uma grande chance disso não ser a sua missão.
Outro ponto importante pra você avaliar é que: A sua missão não é o seu trabalho, o seu negócio ou o seu papel, a sua missão deve ser maior do que isso.
Mais um ponto importante é que a missão está baseada na ação, portanto é sobre servir os outros e não sobre ter ou ser algo ou alguma coisa, isso é consequência. Além disso sua missão precisa te inspirar e te empolgar. OK?
Como próximo passo, você vai estruturar a sua missão da seguinte forma: Em uma frase você vai juntar 3 coisas: 1o) aquilo que você quer fazer, 2o) pra quem você fará e, 3o) os benefícios que você levará para estas pessoas.
Sim, é simples assim, e tão complexo assim.
Depois que você concluir a frase da sua missão, aqui tem dois caminhos: Se essa já é a sua ocupação hoje ou se você já faz isso mesmo que part time, parabéns, você já está vivendo a sua missão de alguma forma. Mas se você ainda não tem isso como uma ocupação, eu sugiro que você comece a experimentar, mesmo que seja na suas horas vagas.
Esta é a palavra chave deste post de hoje: Experimentação. Se você acha que gosta muito de uma coisa só porque viu os outros fazendo e acha legal, chegou a sua vez, chegou a sua hora de provar se é isso mesmo o que você quer fazer.
E agora você pode estar se perguntando: Tá, mas e agora? Como eu começo a fazer? Se isso realmente mexe você você vai se virar, agora se é uma vontade bem mais ou menos é possível que você deixe pra lá mais uma vez.
Então a minha sugestão é: Ligue para um conhecido, procure alguém na internet e se ofereça para colaborar com o trabalho ou projeto de alguém de alguma maneira. Por exemplo, procure pelo aplicativo meetup grupos que tratam do assunto que você está procurando e participe desses encontros. Enfim, você precisa provar de alguma maneira, você precisa experimentar pra saber se aquilo vai continuar enchendo seus olhos e o seu coração quando você começar a realizar.
Nos próximos posts vamos dar continuidade nesse assunto, falando mais de como a gente ganha dinheiro com a nossa paixão, e isto está ligado diretamente ao valor que as pessoas enxergam naquilo que a gente faz.
Até lá
Andre Veiga
A sessão expirou
Acesse novamente. A página de login será aberta em uma nova janela. Depois de logar você pode fechá-la e voltar a esta página.